DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: porque é importante divulgar a ciência?

 

DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: porque é importante divulgar a ciência?

 

Resenha da Palestra da professora Dra. Talita Fontoura Alves em 20/09/2021

 disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=qyNtve3Yf4w&t=3477s&ab_channel=Geotecnologiasnarede

 

      A divulgação científica é de suma importância para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu entorno. Uma das maneiras de ampliar este conhecimento é realizar atividades para divulgar a ciência. E com o intuito de ampliar este debate, foi realizada nesta segunda-feira (20/09), uma palestra ao vivo com a professora Dra. Talita Fontoura Alves que expôs de maneira bem objetiva a relação entre ciência e sociedade.

            Ao abrir sua apresentação a palestrante chamou atenção ao fato de que “a maioria da população fala daquilo que vê ou sente”. Isto porque quanto mais claro e obvio for à informação, mais facilmente será absorvido pela população. Ou seja, as pessoas têm o conhecimento da parte mais obvia da ciência. O exemplo desse conhecimento superficial é o fato da população compreender o conhecimento cientifico por trás dos remédios e aparelhos tecnológicos, mas desconhece sua composição e processo de fabricação (ALVES, 2021).

            A docente explicou que “existem algumas condições para que a ciência e conhecimento possam ser gerados. Isto é, requer tempo, curiosidade e conhecimento do método científico”.  Neste momento, ela se propôs a responder a pergunta central do debate: divulgar a ciência é importante por quê? Primeiramente, “existe um conjunto de produtos e serviços que são essenciais para a população, que só podem ser feitos com qualidade se houver um corpo de pesquisadores e de condições apropriadas para que a investigação científica possa ser realizada”. Em seguida, “porque existe um conjunto enorme de produtos e processos que raramente são prontamente percebidos pela população em geral. No entanto, o conhecimento embutido nestes processos e produtos precisa ser pensado por alguém para que eventualmente possam ser transformados para o bem-comum”, explicou.

            Segundo Moreira, a ciência e a tecnologia permeiam hoje a vida de todos e muitos não se dão conta disso. É preciso estabelecer programas nacionais e locais voltados para a popularização da ciência e tecnologia (MOREIRA, 2014). Antes de finalizar sua apresentação, a professora Talita ainda respondeu a questão: como e onde fazer essa divulgação? A que respondeu com vários exemplos; inúmeras plataformas de redes sociais, revistas, programas de TV, radio e abertura das universidades para a população em programas de interação, disse.

            A palestra contribuiu para aguçar o interesse dos ouvintes pela pesquisa e gerar conhecimento científico. A ciência proporciona a sociedade melhor qualidade de vida e conhecimento necessário do meio que os cerca. Sendo assim, não há como pensar em sociedade sem o conhecimento cientifico.

 

           

REFERÊNCIA

 

BAZZO, Walter Antonio (1998): ciência, tecnologia e sociedade: e contexto da educação tecnológica. Florianópolis: UFSC. Disponível em: <https://editora.ufsc.br/2016/07/05/cincia-tecnologia-e-sociedade-e-o-contexto-da-educao-tecnolgica/> Acesso em 05 outubro 2021.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: para uma Universidade Nova.

CIBERCULTURA DE PIERRE LEVY

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA CIÊNCIA NO BRASIL